19/02/2019

Ar-condicionado e ventilador podem ocasionar danos à saúde

Se você não abre mão de ligar o ar-condicionado ou ventilador no dia a dia, saiba que é preciso tomar alguns cuidados para que o bem estar momentâneo não resulte em um problema de saúde mais grave. A manutenção e a limpeza inadequada dos equipamentos pode acarretar problemas nas vias aéreas, além de desencadear doenças respiratórias como rinite, sinusite e pneumonia.

         Aberturas, tubulações e filtros sujos, além de uma má manutenção, provocam a liberação de mofo, sujeiras, bactérias e outros contaminantes no ar. Além disso, sem a manutenção do ar-condicionado frequente é comum que elementos incomuns se acumulem dentro do equipamento como pólen e pesticidas.

Imagem relacionada

Atualmente, o maior perigo de um aparelho de ar-condicionado sujo é a presença da Legionella pneumophyla, bactéria que habita os dutos, torres de refrigeração de água e bebedouros. Ela é responsável pela legionelose, que pode se manifestar como um tipo grave de pneumonia ou febre de Pontiac. No maior caso registrado de infecção por esta bactéria no mundo, 34 pessoas foram infectadas, resultando em duas mortes.

Por isso, para extrair o potencial máximo do seu ar-condicionado, diminuir custos e evitar doenças, a manutenção do equipamento é fundamental. A limpeza periódica com uma empresa especializada é a principal medida para evitar problemas respiratórios, impasses com o equipamento e economizar energia elétrica.

No caso do ventilador, é possível limpa-lo em casa. Depois de desencaixar a grade, use apenas um pano macio umedecido com água, ou água e sabão neutro, para limpar a hélice. Não utilize produtos abrasivos para não danificar sua aparência. Lave a grade frontal com água, sabão e uma esponja. Seque-a com um pano e encaixe novamente na peça. Para limpar o motor e a base, utilize apenas um pano macio umedecido com água. Nunca lave com água o bloco motor do aparelho, pois isso poderá danificar a peça. Vale lembrar que a base também não pode ser lavada, porque pode causar problemas elétricos no interruptor e no cordão com plugue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário