24/09/2018

O que leva uma pessoa a cometer suicídio?

O que leva uma pessoa a cometer o suicídio é principalmente a dor de viver. Ela não suporta a angústia de viver com essa dor. No fundo, as pessoas não querem se matar, elas querem evitar a dor. O que move as pessoas nessa direção não é a morte, mas a própria vida, não suportar viver com sofrimento e dor.

Em 90% dos casos, os suicídios estão associados a patologias de ordem mental e são diagnosticáveis e tratáveis. Os problemas mentais mais associados ao suicídio são transtornos de humor (depressão), dependência de álcool e outras drogas (lícitas ou ilícitas), esquizofrenia e transtorno de personalidade.

É importante buscar serviços de saúde mental (psiquiatra e psicólogo), linhas telefônicas de ajuda, como o Centro de Valorização da Vida (CVV). Além disso, o acolhimento é fundamental. É preciso saber ouvir. Poder escutar quem o procura nessa situação. E isso não vale apenas para o profissional de saúde. Todos os que estiverem por perto devem permitir que a pessoa fale de sua dor, expresse o seu sofrimento sem ser julgado.




Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é caso de saúde pública. Sendo assim, a sociedade precisa ser informada. O suicídio precisa deixar de ser um tabu, um assunto invisível, ausente, sobre o qual preferimos não falar.

Escrito pela psiquiatra Dra. Katia Yoza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário