19/05/2017

Nutrição e fertilidade



Nutrição e Fertilidade, Dra Daniely Catharino, nutricionista Clínica Humana, em Guarulhos


A fertilidade é uma função normal do corpo humano, cujo objetivo é gerar uma nova vida. Na mulher, o mecanismo central é a ovulação, ou seja, a liberação do ovo pelo ovário; no homem, a produção de espermatozoides nos testículos.
Estas ordens são acionadas no sistema nervoso central. Quando o momento não está propício para engravidar (doenças, desnutrição, estresse), o cérebro não dispara a ordem e o casal fica temporariamente infértil.
Portanto, a nutrição adequada é fundamental para que ocorra e ovulação e a produção dos espermatozoides. A seguir, apresentamos alguns dos nutrientes que são pré-requisitos neste processo e onde encontra-los de forma natural.

Vitaminas B6: é encontrada no açúcar mascavo (melaço), vegetais de folhas verdes, carne, vísceras, gérmen de trigo, grãos integrais, fígado bovino; arroz integral, ovos, entre outros. Essa vitamina é uma grande aliada para as mulheres que pretendem engravidar. Sua deficiência pode causar desequilíbrio hormonal, síndrome pré-menstrual, acne pré-menstrual e depressão.

Vitamina E: pode melhorar a motilidade dos espermatozoides. Leva oxigênio para os órgãos sexuais. Ideal uso de 400 UI por dia, podendo ser elevada até 1000 UI.
Também pode ser indicada para prevenir o aborto, desenvolvendo uma parede do útero mais forte e uma placenta mais saudável.
Alimentos fontes de Vitamina E - Germe de trigo, grãos integrais, noz crua, sucos de frutas e vegetais.

Zinco: possui importante papel no desenvolvimento do esperma saudável, além de aumentar a fertilidade masculina e feminina, especialmente quando combinado a vitamina B6.
Alimentos fontes de zinco- carne de peru escura, feijões, leveduras, ostras, carne bovina, entre outros.

Vitamina C: melhora a concentração do número de espermatozoides e a motilidade, além de atuar na função ovariana e no desenvolvimento dos óvulos.
Alimentos fonte de Vitamina C- laranja, limão, couve-flor, tomate, acerola, goiaba e outros.

Selênio: a maior parte do selênio encontrado no corpo dos homens está no sêmen. Esse mineral melhora a produção de espermatozoides saudáveis. Sua deficiência foi relacionada à infertilidade feminina e masculina.
Alimentos fontes de Selênio - Grãos integrais e ovos são as melhores fontes.

Vitamina A: a deficiência dessa vitamina pode levar a degeneração e queda do número de espermatozoides.
Alimentos fontes de Vitamina A- cenoura, batata-doce, ervilhas, couve-flor, espinafre, óleo de fígado de bacalhau, mamão, entre outros.
Alfafa: Contém grande quantidade de beta-caroteno, o precursor da vitamina A. Comer alfafa pode suprir a carência de alguns nutrientes que podem estar faltando em uma dieta.

Ginseng: de acordo com artigos do Nutrition News, estudos chineses revelaram que, na mulher, o Ginseng afeta a produção de LH, influenciando no ciclo menstrual e, nos homens, pode estimular a produção de Testosterona.

Tribullus Terrestris: pode ser utilizada no tratamento da infertilidade em mulheres e homens, impotência nos homens e da libido diminuída em ambos os sexos. Nos homens, prolonga a duração da ereção e pode estimular a espermogênese. Pesquisas confirmaram que essa erva aumenta a quantidade e a qualidade dos espermatozoides e os níveis sanguíneos de LH, um hormônio importante na regulação da testosterona. Nas mulheres exerce um efeito de estimulação da ovulação e atenua manifestações da menopausa.


FATORES QUE PODEM PREJUDICAR A FERTILIDADE

- Desequilíbrios Hormonais: o desequilíbrio hormonal é causa e ao mesmo tempo consequência de anovulação. O exemplo mais frequente é a síndrome dos ovários policísticos. O ovário policístico, por diversas outras causas, como resistência a insulina, deficiências nutricionais ou alergias alimentares, não ovula. É necessário realizar um amplo painel laboratorial hormonal e corrigir as causas encontradas, para que o ovário volte a ovular normalmente a intervalos regulares.

- Doenças Sexualmente Transmissíveis: um grupo de doenças infecciosas transmitidas principalmente através de relações sexuais, que podem agredir o corpo humano nas regiões genital, anal, oral e ocular, e em alguns casos, podem também se estender para outros órgãos. Afetam tanto as mulheres quanto os homens. São responsáveis por 25% das causas de infertilidade: 15% para as mulheres e 10% para os homens.

- Tabaco: o tabaco contém diversas substâncias prejudiciais e tóxicas. Fumar ou mesmo inalar o fumo é prejudicial para a fertilidade não somente nas mulheres, mas nos homens também. Nas mulheres, o cigarro pode desregular o ciclo menstrual e pode afetar o sistema reprodutivo inteiro, prejudica a qualidade dos óvulos e pode levar à antecipação da menopausa, já no homem o tabaco pode causar problemas na composição do sêmen.

- Álcool: o consumo do álcool afeta a fertilidade em homens e em mulheres. Pode causar o movimento lento do esperma e às vezes mesmo diminuir a contagem de esperma.

- Estresse: nos homens, o estresse interfere na produção de espermatozoides anormais; nas mulheres prejudica a produção de hormônios no sistema nervoso central que ordenam a ovulação. A cafeína em excesso provoca o aceleramento do sistema nervoso simpático, aumentando assim a ansiedade.


DICAS
Boca fechada: Na época de ovulação evite comer muito carboidrato, doces e carne vermelha, para não criar acidez vaginal excessiva, o que pode “matar" o espermatozoide. O ideal é se alimentar de alimentos crus; verduras, legumes e frutas.
Substitua carboidratos simples por complexos, que metabolizam o açúcar de forma mais lenta. Comer inhame ajuda a fortalecer os orgãos reprodutivos!
Em vez de pão branco, use o integral; menos carne vermelha e mais peixe.
Estas são substituições que podem ser feitas tranquilamente no dia-a-dia e que ajudam a reduzir em até 80% a infertilidade causada por problemas ovulatórios.


Artigo escrito pela Dra. Daniely Catharino Tooley, CRN3/6794, nutricionista na Clínica Humana

Nenhum comentário:

Postar um comentário